PARTE 2 - PROVA PARA DELEGATÁRIO DE SERVIÇO DE NOTAS E REGISTROS (ESCRITA E PRÁTICA)

[confira meu cupom de desconto]

PARTE 2 - PROVA PARA DELEGATÁRIO DE SERVIÇO DE NOTAS E REGISTROS (ESCRITA E PRÁTICA)

Introdução (se estiver com pressa pode pular)

Olá concurseiros que buscam uma serventia!

Andei sumida, tentando organizar minha carreira "blogueirísitca" com estudo e trabalho (é difícil). Já adianto que estou muito feliz com o feedback positivo de vocês a respeito do conteúdo que venho postando. Sempre tento responder todo mundo aqui no blog (aqui está tranquilo por enquanto, afinal, quem lê blog? kkkk) e no insta, e se eu demorar para responder saibam que não é porque sou/estou sem serventia (rsrs) e sim porque faço malabares pra equilibrar a vida concursal com trabalho e todo o resto.

Hoje vamos falar sobre a segunda etapa da prova de cartórios, pra você ficar mais perto de deixar de ser sem serventia, tudo na esteira da Resolução 81 do CNJ: a prova ESCRITA E PRÁTICA.

Pra quem está entrando agora, falei sobre a prova objetiva em outro post, que você pode ler clicando aqui.

Buenas, depois de você marcar a bolinha correta e ser classificado entre os [(nº vaga) x 8 + empatados em último lugar], você vai se deparar com a prova ESCRITA E PRÁTICA (2ª FASE).

Aqui a brincadeira começa a ficar um pouco mais, digamos, #TENSA.

Coisas que devemos saber sobre a PROVA ESCRITA E PRÁTICA dos concursos de cartórios

-É eliminatória e classificatória: ao contrário da prova objetiva que não valia NADA, era só um "peneirão", a prova escrita e prática é ELIMINATÓRIA e CLASSIFICATÓRIA. Ou seja, SUA NOTA IMPORTA NA CLASSIFICAÇÃO. Uma boa classificação significa que você vai passar de "sem serventia" para um delegatário de serviço público. E talvez você consiga ser um delegatário #RYCO (se ficar muitooo bem classificado).  Então mores, comecem estudar para a etapa escrita e prática desde o comecinho (um dos meus erros, já que não sabia nada de cartórios).

-Deve ser constituída por uma dissertação e na elaboração de peça prática, além de questões discursivas. Então teremos:
a) 01 dissertação;
b) Elaboração de peça prática*
c) Questões discursivas;

*#Fofoca sobre o item "b": está/estava uma polêmica na prova do TJRS, pois a banca teria exigido mais de uma peça por questão. Pessoal alega que deveria ter UMA peça prática (se eu entendi direito). Não obstante, a prova do RS sempre foi constituída por DUAS PEÇAS e questões, sem ter uma dissertativa. Porém, a reclamação dos candidatos é que não apenas foram duas peças, ou seja, uma peça substituindo a dissertativa. A banca/espelho exigiu mais de uma peça EM CADA ENUNCIADO (mais de duas peças no total). Se eu entendi direito, é mais ou menos essa a reclamação (quem quiser detalhar nos comentários fique à vontade, pois não estou muito por dentro).

-É permitida consulta à legislação não comentada ou anotada. NÃO PODE: obras que contenham formulários, modelos e anotações pessoais, inclusive apostilas [todo mundo precisa "vedar" o vade na parte que tiver modelos, súmulas, orientações...]. 
Obs.: esse foi outro ponto polêmico na primeira escrita da prova do TJRS, uma vez que vários candidatos foram eliminados por ter vades "impróprios". A prova acabou sendo anulada com base em eliminações injustas.

-Ao resolver a prova, CUIDADO PARA NÃO IDENTIFICAR TUA PROVA --> você precisa tomar todo o cuidado do mundo para não escrever nada ou rabiscar de uma forma que o examinador pense que você quis deixar um "rastro" de quem você é. Se ele pensar isso da tua prova, tu vai tirar zero.

#Qual o peso da prova escrita e prática?

De acordo com o item 5.6.4. da resolução, essa fase vale 10 (dez) pontos e terá peso 04 (quatro). Resumidamente, vale 40% da tua nota final. A oral vale mais 40% e a de títulos 20%. Sou um pouco besta em matemática, então me corrijam se estiver errada...

#Quem é aprovado na prova escrita e prática e convocado para a prova oral nos concursos de cartórios?

-Todo mundo que tiver nota IGUAL ou MAIOR a 5,0 (cinco) pontos. Aqui não existe limite de candidatos, tampouco cálculo com base nas vagas do edital.

#Quais matérias eu preciso estudar para a etapa ESCRITA E PRÁTICA das provas de concursos de cartórios?

De acordo com a resolução, AS PROVAS (ou seja, todas as etapas) versarão sobre as seguintes disciplinas e matérias: 
  1. Registros Públicos, 
  2. Direito Constitucional, 
  3. Direito Administrativo, 
  4. Direito Tributário, 
  5. Direito Civil, 
  6. Direito Processual Civil, 
  7. Direito Penal, 
  8. Direito Processual Penal,
  9. Direito Comercial, 
  10. Conhecimentos Gerais e Língua Portuguesa.

DICA: como se vê, o CNJ não determinou o número de questões subjetivas por disciplina, o que fica a cargo de cada edital. O ideal nessa etapa é ter uma noção da banca/comissão e de provas passadas, pois a divisão tende a se repetir. O TJ MG, por exemplo, é conhecido por sempre cobrar direito penal. Mas tudo pode acontecer.


#Cai português na prova escrita e prática para concursos de cartórios?

De acordo com o item 5.4 da resolução, o domínio da Língua Portuguesa será avaliado em todas as fases e provas do concurso, exceto na prova objetiva. Portanto, CAI PORTUGUÊS na sua prova escrita e prática. Escrever certinho, né mores?


#Cai conhecimentos gerais na prova escrita e prática para concursos de cartórios?

Pela redação da Resolução, sim. Porém confesso que não estudei nada disso. Acho que existem coisas mais importantes para perguntar nessa fase (quem manja mais das provas comenta aqui se já se deparou com questão de conhecimento geral em segunda fase :D)... 

Outros comentários: vejo muitas pessoas que estão há mais tempo na área falarem que é a fase mais difícil e também mais importante do concurso de cartório. Isso porque, é uma etapa com um peso relevantíssimo na nota final (40%) e que costuma eliminar muita gente. A experiência que eu tive me permite concordar, pois todas as 03 provas de segunda fase me exigiram muito RACIOCÍNIO jurídico e é uma fase que pretendo me aprimorar pela sua importância.

No próximo post vou falar da fase oral e habilitação para essa fase.

Por hoje era isso. Ficou com dúvida? comenta no blog. Dicas e sugestões também. Não esquece de seguir no instagram e indicar para os #concurfriends.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Bibliografia usada para concursos de cartórios

Resumo de direito notarial e registral para a prova de magistratura do TJRS.

Os direitos das mulheres na legislação civil